A Biblioteca da FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FPCS), conta com uma estrutura moderna, acervo amplo e acessível aos alunos, o que possibilita uma interação maior com o ambiente, proporcionando assim, o aprendizado e a busca constante pela pesquisa.

A Biblioteca conta ainda com o Cyber espaço para buscas acadêmicas na internet. Além do acervo de livros e periódicos on- line.

MISSÃO

Ser excelência em prestar Serviços de Informação à Comunidade Universitária para auxiliar com a construção do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade.

VISÃO

Ser reconhecida como Centro de Referência na Atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão.”

VALORES

Ética, Excelência, Transparência, Comprometimento, Respeito a Diversidade. Compromisso Social.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

2ª a 6ª das 17:30h às 21:30h.

BIBLIOTECÁRIA

Hosana de Moraes Santos
CRB8-6968

E-mail: biblioteca@fpcs.edu.br

Capítulo 1 – Dos Objetivos

Art. 1º – A Biblioteca da Faculdade Paulista de Ciência da Saúde – SPDM, é um mecanismo de apoio aos Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, e tem por objetivo disseminar informação, disponibilizando produtos e serviços de informação e documentação à comunidade acadêmica da Faculdade Paulista de Ciência da Saúde – SPDM, e demais clientes. São considerados clientes da Biblioteca Paulista de Ciência da Saúde – SPDM : alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu presencial e EAD, professores e colaboradores da Faculdade Paulista de Ciência da Saúde- SPDM além de pessoas (clientes externos) interessadas em consultar seu acervo.

Capítulo 2 – Do Horário de Funcionamento

Art. 2º – De Segunda a Sexta – Feira, das 17h30 às 21h30.

Capítulo 3 – Do Acervo

Art. 3º – O acervo da Biblioteca é constituído por: livros, obras de referência (ex.: dicionários), e documentos virtuais (Biblioteca Virtual Pearson).

Capítulo 4 – Dos Serviços

Art. 4 º – A Biblioteca oferece aos usuários os seguintes serviços:

  1. Catálogo on-line – sistema de gerenciamento de Biblioteca;
  2. Empréstimo de material bibliográfico com possibilidade de renovação via Internet e presencial no balcão de atendimento;
  3. Acesso a bases de dados nacionais e internacionais, com texto integral e resumos;
  4. Levantamento Bibliográfico;
  5. Comutação Bibliográfica;
  6. Empréstimos entre Bibliotecas – EEB;
  7. Orientação para normatização técnica de trabalhos acadêmicos;

Obs,: O atendimento para serviços de circulação (empréstimo, devolução e reserva) são realizados até 15 minutos antes do horário de fechamento da Biblioteca.

Capítulo 5 – Da Infraestrutura

Art. 5º – A Biblioteca dispõem para uso da comunidade Acadêmica da Faculdade Paulista de Ciência da Saúde:

  1. Espaços para estudo
  2. Sistema WI-FI nas áreas de estudo;
  3. Espaço de acessibilidade a pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida.

Capítulo 6 – Da categoria de usuário

Art. 6º – O período de empréstimo e quantidade de obras são atendidos segundo categorias relacionadas a seguir:

Categoria do usuário Quantidade de Obras Dias e Empréstimos
Aluno da Graduação 3 livros 3 multimídias 7 dias
Aluno da Graduação 3 fascículos de Periódicos Local
Colaborador 3 livros 3 multimídias 7 dias
Colaborador 3 fascículos de periódicos Local
Aluno de Pós Graduação 3 livros 3 multimídias 15 dias
Aluno de Pós Graduação 3 fascículos de periódicos Local
Coordenador, Professor e Tutor 5 livros 5 multimídias 15 dias
Coordenador, Professor e Tutor 3 fascículos de periódicos 3 dias
Ex – Aluno 3 livros Local
Cliente externo —– —-

Será atendido apenas pelo Sistema EEB (Empréstimo entre Bibliotecas) 

Capítulo 7 – Da inscrição na Biblioteca

Art. 7º – A inscrição no cadastro da Biblioteca é automático pelo Software de Gestão de biblioteca.

Art. 8º – Para todas as categorias são requisitos para complementação da inscrição: – Documento com foto e número Registo Acadêmico, no momento do empréstimo; – a cada início de semestre a apresentação de comprovante de identificação original com foto (RG, CNH, Carteira de Classes, Cartão de Estudante do Bilhete Único); – ex-aluno deve apresentar comprovante de residência atualizado (conta de água, luz etc).

Capítulo 8 – Do uso do acervo

Art. 9º – A consulta ao acervo da Biblioteca é realizada por meio do Catálogo online disponível na página da Biblioteca na Internet, ou nos computadores de consulta disponibilizados nas unidades.

Art. 10º – O acesso ao acervo é livre, às estantes, sendo que o material informacional consultado é recolocado nas estantes pelos funcionários da Biblioteca, para tanto os usuários devem entregar o material utilizado ao atendente responsável

Capítulo 9 – Das dependências

Art. 11º – No recinto da Biblioteca, sala de estudo inclusive, é expressamente proibido: fumar, comer, beber, conversar e falar ao celular em voz alta, mudar o mobiliário de local, uso de aparelhos sonoros sem uso de fone de ouvido.

Art. 12º – Os usuários devem respeitar os horários de abertura e fechamento da Biblioteca.

Art. 13º – Não é permitido fazer fotos e filmagens no recinto da biblioteca sem prévia autorização da Coordenação. Foto de conteúdo de livros e demais materiais bibliográficos podem ser considerados crime contra o direito autoral, com penalidades previstas em lei.

  • Único – Após 3 (três) advertências verbais, o usuário que infringir as determinações dos Artigos 11o ., 12o . e 13º. será impedido de usufruir de todos os serviços da Biblioteca por 30 dias consecutivos.

Capítulo 10 – Do Empréstimo Domiciliar, Devolução, Renovação e Reserva

Do Empréstimo Domiciliar, Devolução, Renovação e Reserva

Art. 14º – As obras emprestadas devem ser devolvidas no Balcão de Atendimento no prazo estabelecido. Na ocorrência de atraso o usuário será penalizado conforme Capítulo 14.

Art. 15º A obra pode ser renovada até o vencimento até 3 vezes, desde que não haja reserva para outro usuário.

Art. 16º – Só serão aceitas as reclamações posteriores sobre e futuros pedidos de revisões sobre renovações, dos usuários que tiverem em seu poder o comprovante de “Renovação via Web” ou o print da tela com imagem do erro ocorrido.

Art. 17º – As reservas de obras são registradas eletronicamente e observada a ordem cronológica de solicitação. A obra fica à disposição do usuário que a reservou pelo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da data de devolução à Biblioteca, exceto para os alunos de cursos EAD, e de pós-graduação, cujo prazo será de 7 (sete) dias a contar da entrega.

Art. 18º – Os usuários vinculados à Faculdade Paulista de Ciências da Saúde têm preferência pelo empréstimo, no caso de reserva e pedidos de outras Instituições.

Art. 19º – Não se incluem entre obras de empréstimos domiciliar: – Obras de Referência (dicionários, enciclopédias, anuários e índices), exceto nos casos previstos neste Regulamento;

TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso); – Obras sob o regime especial de empréstimo (estabelecido pela Bibliotecária responsável), exceto nos casos previstos neste Regulamento;

Art. 20º – Para toda obra retirada como consulta rápida, e que for entregue com atraso será aplicada a penalidade conforme Capítulo 14.

Art. 21º – Obras de Referência podem ser emprestadas por 2 (duas) horas ou para os finais de semana e feriados, desde que o usuário retire o material no último dia útil da semana ou véspera de feriado, e com a autorização da Bibliotecária Responsável.

Art. 22º – Por necessidade de auditoria, a Biblioteca pode solicitar a devolução das obras antes do término do prazo estipulado.

Art. 23º – Em caso de extravio, furto ou danos nas obras emprestadas, o usuário deve indenizar a Biblioteca no prazo de até 30 dias após o comunicado, apresentando a reposição da mesma obra ou em caso de obras esgotadas, um título indicado pela Biblioteca. Entende-se por danos: sublinhar, rasgar, grifar, molhar, proceder anotações e arrancar páginas. O período entre a data de devolução e o comunicado de perda/dano será considerado atraso, e portanto, passível de aplicação de penalidade, conforme Capítulo 14. Art.

24º – Todo o material emprestado é intransferível e a sua guarda é de total responsabilidade do usuário que o retirou da Biblioteca, a quem cabe zelar pelo cumprimento dos prazos de empréstimos e conservação do material.

Capítulo 11 – Do Levantamento Bibliográfico

Art. 25º – Alunos dos 2 últimos semestres do curso poderão solicitar, via preenchimento de formulário próprio (página da Biblioteca/Serviços/Levantamento Bibliográfico), a realização, pela Biblioteca, de levantamento bibliográfico em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. O serviço será realizado por ordem de solicitação, tendo como prazo de realização 10 dias úteis.

Capítulo 12 – Do Empréstimo entre Bibliotecas – EEB

Art. 26º – O serviço refere-se à solicitação de um documento (empréstimo) que não faça parte do acervo das Bibliotecas da Faculdade Paulista de Ciência da Saúde a outra Biblioteca da rede de intercâmbio. (página da Biblioteca/Serviços/Empréstimo entre Bibliotecas);

Art.27º – A Biblioteca pode tanto ser fornecedora como solicitante da obra bibliográfica. Como fornecedora atende às solicitações, emitidas em nome das Instituições com quem mantém intercâmbio e de seus usuários. Como solicitante, a Biblioteca responsabiliza-se pelo devido preenchimento da requisição.

Art. 28º – Para solicitação deste serviço o usuário deve estar cadastrado na Biblioteca e não pode existir pendências em seu cadastro.

Art. 29º – O empréstimo está restrito aos livros, excluindo obras de coleção especial, consulta interna e referência.

Art. 30º – Para solicitação deste serviço o usuário deve estar cadastrado na Biblioteca e não pode existir pendências em seu cadastro.

Art. 31º – O empréstimo está restrito aos livros, excluindo obras de coleção especial, consulta interna e referência

Art. 32º – Para uso do referido empréstimo, o usuário deve solicitá-lo no Balcão de Atendimento, mediante a apresentação do Cartão da Biblioteca e dados da obra.

Art. 33º – O prazo de empréstimo/renovação será estipulado pela Biblioteca fornecedora da obra.

Art. 34º – Ficará sob a responsabilidade do usuário a retirada e a devolução, sofrendo penalidades no caso de atraso e extravio da obra, regida pelo regulamento da Biblioteca fornecedora.

Capítulo 13 – Da Comutação Bibliográfica

Art. 34º – Esse serviço consiste no fornecimento de fotocópias de documentos (ex. artigos científicos e teses) obtidos em bibliotecas nacionais e/ou do exterior. (página da Biblioteca/Serviços/Comutação Bibliográfica).

Art. 35º – Esse serviço é oferecido somente à comunidade acadêmica da faculdade Paulista de Ciência da Saúde, e o solicitante deve ser cadastrado na Biblioteca, não podendo ter pendências junto à Biblioteca.

Art. 36º – O usuário deve arcar com os custos cobrados pela Instituição fornecedora das fotocópias, conforme tabela vigente.

Art. 37º – Os pedidos só serão efetuados mediante o pagamento antecipado. Na hipótese do solicitante desistir da aquisição, o valor pago não será devolvido; e caso os artigos solicitados forem rejeitados pela Biblioteca cooperante, o valor pago será reembolsado ao solicitante.

Capítulo 14 – Das penalidades

Art. 38º –  O atraso na devolução de materiais retirados para consulta/empréstimo implicará nas seguintes penalidades:

  1. Fica determinada multa por dia de atraso e por livro na devolução dos livros retirados.
  2. O valor da multa será estabelecido pela Diretoria Geral por meio de portaria.
  3. Enquanto não efetivar e devolução da obra e o pagamento da multa, fica o usuário impedido de realizar qualquer outro empréstimo na Biblioteca; – Para efetuar matrícula e cancelamento, o aluno não poderá estar em débito com a Biblioteca.

Art. 39º – A não reposição de obra extraviada, furtada ou danificada no prazo estabelecido será comunicada ao Coordenador do Curso e à Pró- Reitoria Acadêmica competentes, podendo implicar no cancelamento definitivo da inscrição do usuário na Biblioteca, além do enquadramento no Regime Disciplinar contido no Regimento Geral da Faculdade Paulista de Ciências e Saúde.

Art. 40º – O atraso na devolução de materiais do EEB (Empréstimo entre Bibliotecas) será penalizado com suspensão por 30 (trinta) dias consecutivos.

Capítulo 15 – Das disposições Gerais

Art. 47º – Casos não previstos no regulamento serão resolvidos pela Coordenação de Bibliotecas da Faculdade Paulista de Ciência da Saúde.

São Paulo, 25 de Julho de 2018.

A Biblioteca Virtual da FPCS, foi criada para atender as necessidades dos alunos e professores dos cursos presenciais e a distância, com o objetivo de ampliar o acesso à informação, estendendo o conhecimento em seus diversos campos.

Na Biblioteca Virtual, as coleções podem ser localizadas e obtidas na forma eletrônica, servindo como base para pesquisas e como complementação do conteúdo da sala de aula.

  • BASE DE DADOS
  • BIBLIOGRAFIA ON-LINE
  • LINKS ÚTEIS
  • PROJETOS PEDAGÓGICOS EAD
  • REVISTAS ON-LINE (INSERIR LISTAS)

Base de Dados

SciELO – A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

Clique aqui para acessar.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é uma rede de gestão da informação, intercâmbio de conhecimento e evidência científica em saúde, que se estabelece por meio da cooperação entre instituições e profissionais na produção, intermediação e uso das fontes de informação científica em saúde, em acesso aberto e universal na Web.

Clique aqui para acessar.

Hemeroteca Digital Brasileira – Com o patrocínio da FINEP | MCT a Fundação Biblioteca Nacional tem a oportunidade de tornar disponível para consulta uma importante parte da nossa história contada através da imprensa periódica no Brasil.

Clique aqui para acessar.

A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library

A Biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.

Clique aqui para acessar.

Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ) O DOAJ é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade. O DOAJ opera um programa de educação e divulgação em todo o mundo, focando na melhoria da qualidade dos pedidos apresentados.

Clique aqui para acessar.

Free Medical Jounals – Revista médica, científica livre

Clique aqui para acessar.

BDTD – O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

Clique aqui para acessar.

Literatura Digital – Bibliotecas de literatura de Língua Portuguesa

Acervo de obras literárias

Atualmente temos 77.064 obras, 20.108 autores cadastrados e6.437 arquivos digitalizados.

Clique aqui para acessar

Capes / Portal de Periódicos – CAPES/MEC

Portal de Periódicos oferece treinamento on-line

A capacitação permite ao usuário conhecer o funcionamento dos sistemas de busca do Portal e as ferramentas disponíveis – buscar assunto, periódico, livro ou base.

Clique aqui para acessar

Oasisbr

O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto – oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Clique aqui para acessar

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

A Biblioteca da Faculdade Paulista de Ciência e saúde – SPDM oferece intercâmbio de empréstimos com Bibliotecas de outras Instituições Particulares de Ensino. Para emprestar livros de outras Instituições, o usuário deve fazer pesquisa da obra desejada no site da Biblioteca parceira anotar todos os dados da obra e comparecer em nossa unidades para solicitar o EEB. 

FICHA CATALOGRÁFICA

A Ficha Catalográfica é um item obrigatório na apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Teses e Dissertações. A Biblioteca oferece o serviço de elaboração da ficha gratuitamente aos seus alunos, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2). O aluno deve solicitar a Ficha Catalográfica por e-mail a Bibliotecária. A resposta com a ficha será fornecida num prazo de 72 (setenta e duas) horas. Este prazo pode ser prorrogado se houver muitas solicitações, ou utilizar Mecanismo On-line para Referências Bibliográficas.

ORIENTAÇÃO DE NORMAS ABNT

Alunos da Instituição podem solicitar orientações das Normas da ABNT. Além do Manual com as normas do Trabalho Científico, disponível gratuitamente, o aluno pode agendar visita para receber orientações com o Bibliotecário.

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO

Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, seguindo ABNT

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Os alunos com projeto de pesquisa e/ou monografia em andamento, podem solicitar um Levantamento Bibliográfico inicial para a fundamentação teórico-empírica de sua pesquisa.

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

http://comut.ibict.br/comut/do/index?op=filtroForm