Ao ampliar suas atividades no campo da educação, a SPDM aplica a sua experiência acumulada ao longo de mais de 81 anos de atividade na área da saúde em assistência, ensino, pesquisa, gestão de hospitais e outros equipamentos de saúde, fazendo da instituição um centro acadêmico-assistencial de grande expressão.

O objetivo da SPDM Educação em Saúde é investir no aperfeiçoamento e capacitação de colaboradores, parceiros e demais profissionais da área. Para isso, oferece oportunidades de formação e atualização em amplo espectro de profissões de saúde, em cursos diversos, incluindo programas de residência, cursos de aperfeiçoamento e de curta duração, bem como outros eventos educacionais.

Os avanços tecnológicos, o acesso cada vez mais rápido às informações e as mudanças nas relações interpessoais fazem necessário desenvolver novas habilidades e competências para atender às exigências desta sociedade. Assim, para aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde e contribuir para significativa melhoria da qualidade da assistência no Brasil, a SPDM criou a Faculdade Paulista de Ciências da Saúde.