Início/Cursos Livres/PRÁTICAS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS NA SAÚDE

PRÁTICAS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS NA SAÚDE

A Prestação de Contas é uma obrigação a toda e qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada que utilize bens ou valores públicos.
Tanto a logística adotada quanto a formatação para realizá-la tem assumido características bastante peculiares entre o universo de organizações que, por manter alguma parceria com o ente público, estão sujeitas a esse mandamento.
O presente curso apresenta os principais cuidados a serem observados na prestação de contas no Setor da Saúde, desde o dever constitucional até a legislação de forma prática por meio de aulas regulares ministradas por professores com expertise prática e teórica, com reconhecida qualificação na área.

Carga horária: 18 Horas

Inscrições: 05/09/2018 a 31/10/2018
Inicio das Aulas: 06, 09, 13, 23, 27 e 30 de novembro de 2018

O curso proporciona ao aluno, num ambiente de reflexão, uma visão panorâmica de recursos práticos incidentes na realização das Prestações de Contas com foco na área da Saúde, tanto no âmbito Municipal e Estadual.

Ao final do curso o aluno terá conhecimento de especificidades aplicáveis nas Prestações de Contas, tanto em nível de fontes adotadas, quanto de alguns sistemas informatizados e recursos práticos adotáveis na sua consecução.

O aluno será certificado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM Educação, mediante ao cumprimento da carga horária do Curso.

Gestores, administradores, técnicos da administração pública vinculada ao tema e membros da sociedade civil organizada, assim como do terceiro setor.

Módulo I – Parcerias entre Poder Público e Terceiro Setor no Segmento Saúde
Aula que expõe as diferentes possibilidades de parcerias firmadas entre o Poder Público e o Terceiro Setor no segmento Saúde, na forma da legislação vigente:

• Termos de Colaboração
  • Termos de Fomento e Acordos de Cooperação
  • Contratos de Gestão
  • Convênios
  • Termos de Parceria
  • Contrato de Concessão de Parceria Público Privada, entre outros

Módulo II – Plano de Trabalho Objeto da Celebração de Parcerias na Saúde

• Explanação dos diferentes papéis na relação de parceria
  • O papel do ente público ao realizar um chamamento público
  • O papel das organizações interessadas em atender ao chamamento
  • Apresentação de ferramentas com casuística confirmada
  • Objeto claro
  • Justificativa
  • Objetivo
  • Cronograma
  • Orçamentação
  • Metas quali-quantitativas

Módulo III – Prestação de Contas e sua Composição

• Aspectos técnico assistenciais e financeiros da prestação de contas
  • Regulamentações

Módulo IV – Prática Metodológica da Auditoria

• Apresentação da prática metodológica da Auditoria
  • Automação de Processos
  • Variações
  • Abordagem detalhada da metodologia adotada pelo Município de São Paulo

Módulo V – Avaliação Gerencial do Cumprimento das Disposições Decorrentes das Peças Formais

• Contrato de Gestão
  • Convênio
  • Termo de Parceria, entre outros
  • Relatório Gerencial Anual
  • Padrão de exercício da Gestão e êxito na Prestação de Contas
  • Organização de Documentação

Módulo VI – Atividade Interativa para Avaliação do Aproveitamento em Sala de Aula

Eliana Verdade
João Silvestre dos Santos

Boleto/Cartão Vista: R$ 1580,00

Boleto/Cartão parcelado: em até 5x R$ 316,00

Devido a alterações administrativas o pagamento será realizado somente por meio de boleto bancário as opções de parcelamento serão mantidas.

Assistente Social, MBA em Economia e Gestão de Organizações de Saúde, atuação profissional em cargos de direção na área econômico-financeira em organizações do Terceiro Setor e da Administração Direta, sócia administradora do ATTO Consultoria em Saúde Educação Ltda, professora na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Economista, Contador Pós-graduado em Administração Hospitalar, MBA em Gestão de Serviços de Saúde, atuação profissional como Supervisor de Equipes de Fiscalização e Controle na Área Especializada em Saúde no Tribunal de Contas do Município de São Paulo e professor na Escola de Contas do Município de São Paulo.

Data das Aulas

1 ª Aula:
06/11/2018 – 19h às 22h.;

2 ª Aula:
09/11/2018 – 19h às 22h.;

3 ª Aula:
13/11/2018 – 19h às 22h.;

4 ª Aula:
23/11/2018 – 19h às 22h.;

5 ª Aula:
27/11/2018 – 19h às 22h.;

6 ª Aula:
30/11/2018 – 19h às 22h.

Local das Aulas

SPDM -Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina
Rua Dr. Diogo de Faria 1036, 2º SS – Vila Clementino.