O curso de MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação visa formar profissionais de saúde para atuarem nos setores de gestão da qualidade das instituições de saúde, pautados em conceitos e padrões de boas práticas dos sistemas de qualidade brasileiro e internacional. O conteúdo programático abrange 485 horas teóricas.

As mudanças que permeiam o setor da saúde no Brasil, tem levado todos os seus serviços a se preocuparem em oferecer aos usuários, um cuidado seguro e de alta qualidade. Para atender esta demanda tão complexa e dinâmica, e de uma população cada vez mais exigente, as instituições precisam preparar seus profissionais para atuarem numa assistência individualizada e pautada nas melhores práticas.O movimento pela qualidade cresceu na década de 90, aprimorando conceitos e desenvolvendo metodologias, através de programas de acreditação, que constroem critérios, padrões e indicadores para nortear as instituições de saúde na busca desta assistência de qualidade e segura.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Para realizar as inscrições utilize os navegadores:
Chrome, Firefox, Opera ou Edge

Faça Sua Inscrição

Período de Inscrição para Analise Curricular: 01/07/2019 a 11/09/2019
Período de Matrícula: 05/07/2019 a 11/09/2019

Curso de pós graduação, no modelo MBA, onde o aluno entrará em contato com conceitos modernos da gestão da qualidade, dificuldades frequentes e melhores práticas para gerenciar um processo de Acreditação, em Instituições de Saúde, tendo oportunidade de discutir com especialistas e trocar experiências.

  • Formar o profissional para atuar com eficiência na gestão da qualidade de Instituições de Saúde, viabilizando e aprimorando processos que garantam a qualidade e segurança da assistência.
  • Proporcionar aos profissionais uma visão crítica do cenário da saúde, auxiliando numa gestão da qualidade mais eficaz.
  • Compreender estruturas, sistemas e processos voltados para gestão da qualidade na saúde.
  • Analisar e discutir os modelos de Acreditação mais aplicados nas Instituições de Saúde.
  • Proporcionar entendimento dos processos de Auditoria da Qualidade para alcance de certificações.

Dirigido a profissional da saúde de nível superior. Curso multidisciplinar: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas. Este curso também pode ser dirigido à Administradores Hospitalares.

O curso de MBA em Sistema da Qualidade: Gestão e Acreditação visa formar profissionais de saúde para atuarem em setores de gestão da qualidade de Instituições de Saúde, pautados em conceitos e padrões de boas práticas dos sistemas de qualidades  brasileiro e internacional. O conteúdo programático abrange 485 horas teóricas.

O conteúdo teórico foi dividido em 8 módulos, oferecidos em 14 meses com aulas presenciais , ministradas por  um especialista na área, utilizando metodologias dinâmicas e discussões de cases.

O conteúdo do curso é finalizado em 18 meses. Nesse tempo, o  aluno deve ter concluído todas as exigências do curso inclusive a monografia para a aquisição do certificado.

Gestão em Saúde: 60h
Sustentabilidade na Saúde: 60h
Medicina Baseada em Evidência: 25h
Qualidade Aplicada a Serviços de Saúde: 110h
Modelos de Acreditação em saúde: 80h
Qualidade e Segurança em Serviços de saúde: 60h
Gestão de Informações: 60h
Metodologia da Pesquisa/TCC: 30h

Carga Horária: 485h mais visitas técnicas em Instituições de Saúde, pré agendadas

Graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Suas atividades de pesquisa se dão na área de estudo de fenômenos biológicos rítmicos, com ênfase em estudos do sono, e na aplicação de modelos matemáticos e estatísticos à análise de dados empíricos ligados principalmente à área biológica e de saúde. Sua pesquisa se dá em cooperação com grupos de vários laboratórios e tem se beneficiado deste caráter multidisciplinar. Assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Graduada em Enfermagem USP São Paulo, Pós-Graduada em nível de Mestrado pela UNIFESP São Paulo, Pós-Graduada em Administração Hospitalar, Especialista em Terapia Intensiva pela UNIFESP São Paulo; Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Direção e Gerência Hospitalar, Gestão da Qualidade de Assistência; Vivência na área de docência e ensino, como facilitadora de grupos e multiplicadora de conhecimentos.

Graduada em Direito (IBES), MBA Gestão em Saúde na USP, Pósgraduação em Gestão Estratégica da Saúde pela Universidade de Miami (EUA), cursou Especialização em Direito da Medicina na Universidade de Coimbra e Especialização em Gestão de Sistemas de Saúde pela FEPAR. Atualmente é CEO no Instituto Coalizão Saúde (ICOS) possui 23 anos de experiência no setor de saúde suplementar. Foi Presidente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS) por dois mandatos (2011-2015), onde também foi Diretora de Integração Nacional. Como funcionária de carreira do Banco do Brasil S.A., foi executiva da Caixa de Assistência do BB (CASSI), onde implantou serviços de Atenção Primária à Saúde em sete estados do país, e atuou ainda como Gerente Executiva de Negociação Nacional e Assessora Especial da Presidência. Ocupou cargo de titular do Conselho Nacional de Saúde, no Ministério da Saúde, membro titular da Câmara de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Conselho de Administração da ONA. Em 2015 foi eleita entre os 100 mais influentes na Saúde no Brasil e recebeu prêmio Líderes da Saúde 2018, com o trabalho realizado pelo ICOS.

Graduação em Enfermagem e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista (2005) e especialização em Avaliação de Tecnologia em Saúde pela Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2009) e Doutora em Saúde Pública, com concentração em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2013). Foi Coordenadora de Pesquisa no Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) entre 2013 e 2014, e Gerente de Inteligência em Saúde na GESTO – Saúde e tecnologia no período de 2014 á 2018. Atualmente é Especialista em Gestão de Informação em Saúde, na Gama Saúde.

Graduação em Enfermagem pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Especialização em Gestão Hospitalar pela Faculdade São Camilo, Mestrado pela Disciplina de Gastroenterologia Clinica da UNIFESP. Membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo- UNIFESP.

Graduado em Odontologia pela Universidade São Francisco (1989), Especialista em periodontite Juvenil ( 1994) e Mestre em Ciências da Saúde (2002) pela mesma instituição. Doutorado em Odontologia com foco em Laser pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). No momento é Professor para alunos de graduação na Universidade Cruzeiro do Sul e Professor convidado em Pós-graduação da Associação Paulista de Cirurgiões Dentista de São Paulo.

Graduada em Administração pela Universidade Rui Barbosa da Bahia, Especialista em Gestão de Pessoas, Administração e Negócios pela Universidade de Itajubá e Auditora Multinormas pela Cosyma- MarQ Consultoria. Atuou como Gerente de Projetos na Triunfo Grupo Empresarial, Consultora de Projetos na Affero Lab, Assistente de Treinamento Senior na Avon e Gerente de Treinamento na SOAP Apresentações no Estado da Arte. Atualmente é Diretora de Educação Executiva no Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CEBEXs – Polo São Paulo).

Graduada em Enfermagem pela Faculdades Integradas de Guarulhos (1985), mestre em Enfermagem pela USP(2006), Pós graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2010) e especialista em Novas tecnologias de Ensino e Aprendizagem (2012). Atuou trinta anos na área hospitalar como enfermeira e gestora dos serviços de enfermagem Auditora da qualidade pela ONA. Desde 2005 atua na área acadêmica como docente, e atualmente, Coordenadora do curso de Bacharel em Enfermagem e Tecnólogo em Estética e Cosmética do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

Doutorado Sandwish na Harvard Medical School em Boston – EUA. MBA em Economia e Gestão em Saúde pelo Centro Paulista de Economia da Saúde/ UNIFESP. Mestre em Ciências pela Disciplina de Infectologia – UNIFESP. Membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo – UNIFESP.

Diretora Executiva do IQG (Instituto Qualisa de Gestão). Graduada em Enfermagem, com especialização em Saúde Pública, MBA Pleno em Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e em Auditoria em  Saúde . Co-autora dos Manuais Brasileiros de Acreditação de Instituições de Saúde da Organização Nacional da Acreditação (ONA), Membro do Comitê Internacional da Accreditation Canada.  Responsável Técnica pela Implementação do Sistema Canadense de Acreditação em Saúde no Brasil, preparando os hospitais brasileiros e fazendo com que a qualidade dos mesmos seja equivalente a de Hospitais Internacionais de Excelência.

Graduação em enfermagem. Especialista em Pediatria e Puericultura. Mestre em Enfermagem Pediátrica e Doutora em Enfermagem pela Universidade federal de São Paulo(UNIFESP). Professora Adjunto da Disciplina de Enfermagem Pediátrica da UNIFESP. Membro do Departamento de Segurança da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Membro da REBRAENSP, Polo São Paulo.

Mestre em Ciências da Saúde pela disciplina de Infectologia do departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2014). Pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (2009). MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas (2007). Atualmente, docente do curso Superior de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Ciências em Saúde, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Tem como linha de pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, prevenção e controle de infecções, qualidade da assistência e segurança do paciente, indicadores de processos e resultados na gestão da saúde.

Doutor pela disciplina de Gastroenterologia Clínica da UNIFESP; Professor colaborador na UNIFESP.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Habilitação em saúde Pública e Especialização em saúde Mental e Psiquiatria. Mestre em Ciências a Saúde pela disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (2010). Formação em Auditoria da Qualidade pelo IQG. Atuou como enfermeira e gestora dos serviços de enfermagem na área hospitalar, com enfase em liderança de equipes, custos, implantação de processos de gestão da qualidade, assim como auditoria da qualidade.  Desde 2008 atua na docência em cursos de graduação e Pós-graduação de Universidades no estado de São Paulo, Coordenando por 4 anos o curso de Bacharel em Enfermagem da Universidade Mogi das Cruzes – Unidade Lapa (2010-2014). Atualmente é Gerente de Negócios em Saúde na GESTO – Gestão Inteligente de Planos de Saúde, e Coordenadora do Módulo de Gestão na Especialização em Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares relacionadas à Saúde, na Universidade Federal de São Paulo(Unifesp).

Graduada em Enfermagem na Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Guarulhos (1993). Especialista em Pediatria e Puericultura na Universidade Federal de São Paulo (1996). Mestre em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (2008). Atuou por quinze anos como enfermeira assistencial em hospitais de grande porte de São Paulo, assim como doze anos como Docente de Pós graduação e Graduação. Atualmente é Professora na Universidade Brasil e Universidade Santo Amaro.

O aluno será certificado pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante o cumprimento dos seguintes critérios:

  • Mínimo de 75% da carga horária do Curso,
  • Mínimo de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliadas,
  • Apresentação de uma Monografia, como trabalho de conclusão do Curso.

O processo seletivo se dará mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Diploma de Graduação ou cópia do Registro Profissional
  • Currículo resumido
  • Carta de Intenção

Todos os alunos serão submetidos à análise de currículo para seleção e preenchimento das vagas.

Taxa de Inscrição*: R$ 70,00
Matricula: R$ 600,00 (10% de desconto para pagamento até o dia 10)
Mensalidade: 17 x R$ 600,00 (10% de desconto para pagamento até o dia 10)
Total Curso(mensalidades + matricula): R$ 10.800,00**

* Taxa de inscrição não será devolvida
** Descontos diferenciados para empresas

Coordenação

Ms Samara Rodrigues Eloi

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Habilitação em saúde Pública e Especialização em saúde Mental e Psiquiatria. Mestre em Ciências da Saúde pela disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP (2010). Formação em Auditoria da Qualidade pelo IQG.
Saiba mais.

Local do Curso

Data de Realização

Aulas inciarão no final de semanada de 14 e 15/09/2019

Sábados e Domingos (1 final de semana por mês, pré agendado)
Sábado: 08:00 às 18:00h e aos Domingo: 08:00 às 13:00h