A dependência química é fundamentalmente uma relação alterada entre o indivíduo e o seu consumo de substâncias. Isso leva ao estreitamento do repertório destes usuários, empobrecendo habilidades adquiridas e impedindo o surgimento de nova.

O tratamento deve então ser considerado dentro de uma ampla gama de ações: presença de comorbidades e aspectos biológicos (p.ex. síndrome de abstinência), envolvimento familiar, afastamento de grupos e locais onde o usuário consumia drogas, incentivo a novas formas de relacionamento social.

INSCRIÇÕES ABERTAS

PRORROGADAS

Para realizar as inscrições utilize os navegadores:
Chrome, Firefox, Opera ou Edge

Faça Sua Inscrição

Inscrições até: 09/08/2019

Período do curso: 19/08/2019 à 09/12/2019

A prática do AT promove ações capazes de ampliar e criar repertórios, sejam estes internos ou externos. Sua função pode ser adequada para o manejo de situações agudas (sintomas de abstinência), para auxiliar in loco a resolução de conflitos familiares e dificuldades sociais e favorecer o processo de retomada e/ou aquisição de espaços de convívio social. Além disso, passa a ser um interlocutor entre a equipe terapêutica e o ambiente de convívio do dependente.

  • Capacitar estudantes e profissionais da área da saúde para atuarem como acompanhantes terapêuticos na clínica das dependências.
  • Sensibilizar profissionais da área da saúde para as indicações do acompanhamento terapêutico na clínica das dependências.
  • Captar profissionais de qualidade, interessados em atuar na UNIAD, tanto na assistência (pública e privada), quanto em atividades de pesquisa.

Profissionais com curso superior na área da saúde.

Estudantes do último ano da graduação em cursos de Ciências da Saúde.

Aulas teóricas

Apresentação de caso clínico

O Módulo I apresenta aos alunos um histórico do acompanhamento terapêutico inserido na história da saúde mental (reabilitação psicossocial) e uma introdução à prática do AT aplicada à clínica das dependências.

O Módulo II é dedicado à teoria e psicopatologia da dependência e suas principais comorbidades. A psicofarmacologia será apresentada visando a melhorar o entendimento dos profissionais acerca dos medicamentos prescritos e classificação das substâncias.

As linhas e técnicas de tratamento necessárias para a prática de qualquer profissional que atue na clínica das dependências serão contempladas durante este módulo. Haverá uma preocupação da coordenadora e dos professores com o direcionamento deste conteúdo para a prática do AT.

Durante o decorrer do Módulo IV, os conteúdos teóricos desenvolvidos ao longo do curso serão fundidos ao corpo teórico da prática do AT, dentro das diversas situações junto ao paciente, outros profissionais e instituições será debatida visando à formação de um construto ético, capaz de nortear sua prática.

Profª Lígia Duailibi

Profª Helena Sakiyama

Profº Drº Sérgio Duailibi

O aluno será certificado pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde, mediante ao cumprimento da carga horária do Curso.

Valor do curso: R$ 800,00.

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão de crédito.

Coordenação

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres(1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas. As principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias. Na área de treinamento coordena vários cursos de pós graduação latu senso em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém criados INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq. Em 2014 recebeu o prêmio Griffith Edwards premiação da International Society of Addiction Journal Editors, em reconhecimento pela atuação como clínico, educador e implementador de políticas públicas sobre álcool e drogas. Presidente da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria UNIFESP; Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria UNIFESP, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP; Terapeuta Ocupacional com atuação nas áreas de assistência, ensino e pesquisa da UNIAD/INPAD da UNIFESP; Supervisora do Núcleo de Acompanhantes Terapêuticos da Clínica Alamedas e Coordenadora do curso de Acompanhantes Terapêuticos da UNIAD/INPAD, da UNIFESP.

Local do Curso

Anfiteatro da FPCS – São Paulo/SP
Rua Diogo de Faria, 1036 – Vila Mariana

Data de Realização

Todas Segundas-feiras.

Carga Horária do Curso: 28 horas.