Informações: (11) 5084-8964 (Horário comercial)|contato@fpcs.edu.br

CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS EM CONTÍNUO TRATAMENTO DE SAÚDE

En español:

En español

Com foco no professor, o curso aborda os impactos da dimensão emocional na cognição, na saúde, na aprendizagem e no bem-estar do docente e do aluno em tratamento contínuo de saúde; propõe a reflexão quanto a doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos; sensibiliza para a importância do autocuidado e da atenção ao estresse do professor, e traz contribuições da Neurociência na prática pedagógica no âmbito do tratamento contínuo de saúde.
O curso propõe ampliar a compreensão sobre:
– A doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos
– A importância da dimensão emocional do professor frente à doença e à dor, assim como o impacto das emoções vivenciadas pelo aluno no processo ensino/aprendizagem
– A necessidade do autocuidado, da atenção ao estresse e da busca do bem-estar do docente
– As contribuições da Neurociência na ação pedagógica, frente aos novos conhecimentos sobre o processo cognitivo

  • Curso autoinstrucional
  • Conteúdo inovador
  • Rico em mídias
  • Exercícios interativos e por gamificação
  • Feedback de desempenho imediato

Carga Horária:  12 horas

Inscrições: 02/08/2018 à 17/09/2018

Início:  24/09/18 a confirmar

* Vagas Limitadas: Total de vagas: 150 (20 vagas Graduação – 30 vagas Pós-Graduação/Especialização –  100 vagas Publico em geral)

Inscrições Abertas

Profissionais da área de Educação e demais áreas afins

As situações do trabalho docente, especialmente quando em hospitais, ambulatórios e domicílios, são consideradas como responsáveis por um quadro exacerbado de estresse. Por sua vez, recursos que dispõe o professor em sua formação básica, são escassos para o enfrentamento de situações de doença , de vida e de morte. Faz-se então necessário que professores adquiram conhecimentos que promovam o seu autocuidado, atenção ao estresse e ao bem-estar .
Para tanto, o curso propõe abordar os seguintes itens:
O professor consigo mesmo…
• A importância do autoconhecimento: a dimensão emocional do professor
• O autocuidado: quando o estresse pode se tornar um problema
O professor e a família…
• Uma relação delicada: entendendo a estrutura familiar
• A família frente à doença: compreendendo os impactos no núcleo familiar
O professor e o aluno…
• Tensões na relação pedagógica: a importância do vínculo no processo de ensino/aprendizagem
• As emoções do aluno em tratamento de saúde e seus impactos
• A Neurociência e as novas concepções sobre a aprendizagem
O professor e as instituições…
• O professor em diferentes contextos

O curso objetiva oferecer subsídios para o bem-estar do profissional da Educação, contribuindo não só para qualidade da ação docente como também para ampliação da compreensão do professor em relação a si próprio e ao aluno em contínuo tratamento de saúde, sendo este caminho percorrido mediante os pressupostos da Neurociência aplicada a Educação.

Refletir sobre a doença, a estrutura familiar e a prática docente em diferentes contextos;

Ampliar os conhecimentos sobre as emoções e sua relação com a cognição e a saúde;

Sensibilizar o docente para a importância do autoconhecimento e para o autocuidado, considerando o risco do estresse para o professor no contexto do aluno em tratamento contínuo de saúde;

Apresentar contribuições da Neurociência no entendimento de alguns mecanismos da aprendizagem para a construção de estratégias pedagógicas efetivas neste contexto.

Metodologia e Avaliação

Avaliação de desempenho:
– Gráfico comparativo do processo de aprendizagem
– A cada final de modulo haverá questionário com feedback final. Este mostrará o numero de respostas corretas, respostas erradas e total de questões.
– Serão oferecidos textos referentes aos módulos apresentados, como atividade reflexiva e bibliografia para consulta.

A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS EM CONTÍNUO TRATAMENTO DE SAÚDE CURSO 12 HORAS EAD

O professor consigo mesmo…
• A importância do autoconhecimento: a dimensão emocional do professor
• O autocuidado: quando o estresse pode se tornar um problema

O professor e a família…
• Uma relação delicada: entendendo a estrutura familiar
• A família frente à doença: compreendendo os impactos no núcleo familiar

O professor e o aluno…
• Tensões na relação pedagógica: a importância do vínculo no processo de ensino/aprendizagem
• As emoções do aluno em tratamento de saúde e seus impactos
• A Neurociência e as novas concepções sobre a aprendizagem

O professor e as instituições…
• O professor em diferentes contextos

Equipe Docente:
• Profa. Dra. Léa Chuster Albertoni- Pedagoga, Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia, Terapeuta de Família e Casal, Mestre em Psicologia Social e Doutora em Ciências. Professora afiliada do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Gestora do Programa de Atendimento ao Escolar em Tratamento de Saúde do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo EPM-UNIFESP no Hospital Universitário-Hospital São Paulo e coordenadora do Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar do Departamento de Pediatria-EPM/UNIFESP

• Dr. Gustavo Estanislau – Psiquiatra Infantil, pesquisador do Prisma (Programa de reconhecimento e intervenção para indivíduos em estado mental de risco) – Unifesp. Mestrando do Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Coautor do livro “Saúde Mental na Escola” – Ed Artmed. É membro do Projeto Cuca CUCA Legal

• Alcione Marques, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Escolar com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva, mestranda pela UNIFESP em Educação e Saúde. Docente na pós-graduação em Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae, é palestrante de temas ligados à aprendizagem e Educação. É diretora da NeuroConecte.

Instituição Parceira: NeuroConecte

O aluno será certificado pela Faculdade Paulista de Ciências da Saúde – FPCS, mediante ao cumprimento da carga horária do Curso.

Investimento:

Alunos de Graduação*: R$ 100,00

Alunos de Pós-Graduação/Especialização*: R$ 150,00

Publico em Geral*: R$ 200,00

* Vagas Limitadas: Total de vagas: 150 (20 vagas Graduação – 30 vagas Pós-Graduação/Especialização –  100 vagas Publico em geral)

Os que se candidatarem as vagas de Alunos deverão se identificar durante a inscrição para garantir o desconto caso contrario a diferença será cobrada

Coordenação

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Professora afiliada do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina-Unifesp. Pedagoga, Especialista em Psicomotricidade e Psicopedagogia, Terapeuta de Família e Casal, Mestre em Psicologia Social. Consultora na área da Pedagogia no Contexto Hospitalar da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Data das Aulas

Início:  24/09/18 a confirmar

Local das Aulas

Moodle (ambiente virtual)

Parceiros

Garanta Já Sua Vaga

Inscrições Abertas