Informações: (11) 5084-8964 (Horário comercial)|contato@fpcs.edu.br
Início/Cursos Livres/Aconselhamento em Dependência Química – Virtual

Aconselhamento em Dependência Química – Virtual

O Aconselhamento é parte integrante do trabalho de todo profissional que atue na área de depêndencia química. Esse curso aprimora as diversas práticas que configuram as ações de: orientar, ajudar, informar, amparar e tratar o usuário ou dependentes de substâncias e seus familiares.

Este curso realizado a distância tem o objetivo de proporcionar capacitação aos profissionais de todo Brasil, que atuam na área da Dependência Química.

Carga Horária:  136h

Inscrições: até 13/08/2018

Período do Curso: 13/08/2018 a 12/11/2018

Pré – Requisitos:

• Disponibilidade para leitura
  • Disponibilidade para apresentação de Casos
  • Participar das atividades promovidas nos fóruns
  • 2º Grau concluído
  • Ter noções de informática, navegação na internet, e-mail

Processo Seletivo:

Análise Curricular

Documentos Obrigatórios:

• RG
  • CPF
  • COMPROVANTE RESIDENCIA
  • HISTÓRICO ESCOLAR 2º Grau ou DIPLOMA GRADUAÇÃO

Enviar documentação escaneada (legível) para secretariauniad@gmail.com

Profissionais da área de saúde que tenham suas práticas relacionadas ao atendimento de usuários/dependentes de álcool, tabaco e outras drogas; conselheiros, estudantes de graduação da área da saúde; Agentes Comunitários de Saúde, etc., com curso superior ou ensino médio completo.

O curso de Aconselhamento em Dependência Química está há quase vinte anos no mercado.

Capacitar o aluno para a realização de aconselhamento clínico individual e grupal para dependentes químicos e familiares.
Informar sobre: aspectos biológicos, sociais e psicológicos de cada droga psicotrópica, relacionados às diferentes linhas de tratamento das dependências químicas; noções básicas de prevenção; políticas públicas e organização de serviços.

Aulas on-line em Fóruns Via-Moodle– trata-se de uma plataforma que permite uma interação virtual organizada, dinâmica e colaborativa, onde conteúdos semanais serão disponibilizados.

Discussão de casos clínicos Via-Moodle – discussão de casos clínicos apresentados pelos professores que permitem viabilizar a tradução do conhecimento teórico em prática clínica.

Módulo I

Bases Teóricas relacionadas à dependência química e consumo nocivo de álcool, tabaco e demais substancias psicoativas:

• Conceitos Gerais;
  • Sistemas de Diagnósticos: uso, abuso, dependência;
  • Epidemiologia;
  • Efeitos dos usos crônico e agudo;
  • Comorbidades (doenças que podem estar associadas à dependência química).

Bases Teóricas relacionadas à Clínica / Tratamento da Dependência Química:

• Como organizar uma história clínica;
  • Modelo de Caso Clínico;
  • Intervenção Breve;
  • Entrevista Motivacional;
  • Terapia cognitiva comportamental;
  • Prevenção de Recaída;
  • Grupos de autoajuda;
  • Orientação Familiar;
  • Cuidando de quem cuida;
  • Gerenciamento de Caso;
  • Reabilitação Cognitiva;
  • Avaliação Neuropsicológica.

Modulo III

• Políticas Públicas;
  • Prevenção ao Uso de Drogas;
  • Comunidade Terapêutica;
  • Outros ambientes de tratamento da Dependência Química;
  • A dependência química em populações específicas;

Avaliação final.

Professor Fixo:
Profº Drº Sérgio Duailibi
Profª Drª Maria de Fátima Padin

Professores Convidados:

Profª Renata Pereira Santos
Profª Mariangela Cirillo
Profª Helena Sakiyama
Profª Mariana Pedroso
Profª Lígia Duailibi

O aluno será certificado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM Educação, mediante ao cumprimento da carga horária do Curso.

Valor do curso: R$ 820,00

Formas de Pagamento:

Boleto em até 4x:  R$ 205,00

Boleto a vista

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1995), mestrado em Medicina (Psiquiatria) pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e doutorado em Medicina (Psiquiatria) pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é investigador principal da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD), serviço ligado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dependência química, atuando principalmente nos seguintes temas: [1] estudos de seguimento com usuários de cocaína & crack, [2] políticas públicas para o consumo de álcool, tabaco e outras drogas e [3] história do consumo de substâncias psicoativas.

Doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP(2014), Especialização em Dependência Química pela UNIFESP-EPM(2002) e psicóloga pela Faculdade de Ciências e Letras São Marcos, (1986). Atua como Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental. Diretora Clínica da Clínica de Reabilitação e Tratamento da Dependência Química “Alamedas”. As principais áreas de pesquisas são: O tratamento da dependência química ,os familiares dos dependentes químicos e a repetição da maternidade em adolescentes. Na área de treinamento coordena o módulo de Dependência Química do Curso de Especialização de Saúde Mental da Infância e Adolescência do Departamento de Psiquiatria Infantil da UNIFESP e o Curso de Especialização de Dependência Química da UNIFESP no Instituto Bairral de Psiquiatria. É Pesquisadora do INPAD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas). É integrante da Equipe de Projeto do Instituto Nacional de Pesquisa em Àlcool e outras Drogas – Programa INCT do CNPQ.

Data das Aulas

Período do Curso: 13/08/2018 à 12/11/2018